Pousada Morada do Sol

Trancoso

Antiga aldeia de São João Batista dos Índios, foi fundada pelos padres jesuítas em 1586. Trancoso oferece a seus habitantes e visitantes um encontro íntimo com a natureza em uma vida saudável e cheia de prazeres.

Pequena e aconchegante, vila se desenvolveu, no passado, em volta de um gramado retangular, situado no alto de um platô, repleto de frondosas amendoeiras e mangueiras, onde se encontra a bela Igreja de São João, construída em 1650.

O vilarejo cresceu, hoje possui energia elétrica e um bom número de habitantes, que vivem na parte nova.

Uma vila bem menor que Arraial d'Ajuda, Trancoso está a cerca de 23 km pela antiga estrada Arraial Trancoso (mais da metade sem calçamento) ou a cerca de 36 km pela BA-001 (toda calçada).

O centro histórico da vila é chamado de "Quadrado", mas é um retângulo formado pela Igreja de São João Batista ao fundo com vista para o mar, casinhas típicas e muito coloridas nas 2 laterais. Era o antigo campo de futebol que deu a forma, mas hoje é um dos lugares mais badalados do Brasil, com celebridades, hippies, turistas e nativos circulando pelas lojas de grife, barzinhos e restaurantes charmosos.

As praias de Trancoso são de águas quentes e ondas tranqüilas. A praia dos Nativos tem grandes cabanas de praia e um grande estacionamento para quem chega de carro. Trancoso, é Tranqüila, charmosa, preservada, de freqüência jovem e globalizada.

Trancoso vive um momento turístico de causar inveja às vizinhas Arraial d'Ajuda e Porto Seguro. Faz alguns verões, deixou de ser a vila rústica e isolada. A calma continua no ar, mas, mesclada ao jeito de cidadezinha e às casinhas simples, há bares, restaurantes, pousadas cheias de estilo e lojinhas de artesanato. O Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, concentra o movimento de pedestres, pois carros não circulam no local.


©2011 Pousada Morada do Sol